Ação

Projeto Adoção de Cavalos ocorre na próxima terça-feira

Na Hospedaria de Grandes Animais, 21 equinos poderão ser adotados por produtores rurais; fiscalização do Comupa nesta sexta-feira não encontrou animais em situação de maus-tratos

A quarta edição do ano do projeto de Adoção de Cavalos ocorre na próxima terça-feira (1º), às 14h30min, na Hospedaria de Grandes Animais da prefeitura, no quilômetro 75,1 da BR-392. Ao todo, 21 equinos recolhidos pelo serviço de Apreensão de Animais da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) serão encaminhados a propriedades rurais.

Pessoas de toda a região podem participar da ação, se responsabilizando pelo cuidado dos cavalos e éguas. Para participar do processo é preciso ter guia de produtor rural e assinar o Termo de Adoção, no qual se compromete a não usar o animal para trabalho de tração; a condição é que eles permaneçam no campo, e tenham os exames para detectar anemia infecciosa e mormo em dia.

Após serem retirados das ruas, cavalos e éguas vão para a Hospedaria, onde recebem tratamento veterinário e alimentação — no local são consumidos, em média, 3,2 mil quilos de ração por mês, uma média de quatro quilos diários por animal, além de alfafa e pasto. Todos são chipados através de parceria com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Durante 30 dias, se o dono do cavalo se apresentar, terá de pagar multa no valor de uma Unidade de Referência Municipal (URM), equivalente a R$ 113,92, para realizar a sua retirada. 

Combate aos maus-tratos
Na manhã desta sexta-feira (27), o Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa) realizou uma blitz de fiscalização de charretes e carroças, e combate a maus-tratos em cavalos. A equipe da Prefeitura percorreu as avenidas Salgado Filho e 25 de Julho, a área nas proximidades da Ceasa, Santa Terezinha, Cohab Lindóia, Ocupação 22 de maio, Vila Peres, Sítio Floresta e Estrada da Barbuda.

Foram efetuadas 14 abordagens a veículos, mas nenhum caso de animal maltratado foi identificado. Enquanto três charretes já tinham placas de identificação, as outras 11 receberam as placas durante a blitz, quatro condutores ganharam carteiras de identificação da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) e cinco foram notificados pela Secretaria de Qualidade Ambiental para regularizar sua situação. 

Mesmo as pessoas que não portavam documentos foram identificadas pela Guarda Municipal e puderam receber a carteira e a placa para charrete. A STT atende os condutores para emplacar e entregar carteiras de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h30min , à rua Conde de Porto Alegre, 326 A. Durante a ação, em uma residência a SQA notificou os moradores sobre a situação dos cães.

Apreensão
O serviço é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. São recolhidos apenas os cavalos soltos em via pública. Os que estão amarrados – se não colocarem em risco a circulação –, são deixados. Há ainda os casos específicos de violência e falta de cuidados, que chegam por meio da SQA.

Denúncias de cavalos soltos na rua ou que sejam vítimas de maus-tratos podem ser feitas à Ssui pelo telefone (53) 3271-9244; à SQA, pelo (53) 3227-1642, ou à 3ª Companhia Ambiental da Brigada Militar (antiga Patram), pelo telefone (53) 3309-5380. Na última semana, mais seis equinos foram recolhidos: dois na rua Cláudio Manoel da Costa, dois no bairro Simões Lopes e dois na Colina do Sol.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas vai integrar pesquisa sobre baixa vacinação Anterior

Pelotas vai integrar pesquisa sobre baixa vacinação

Rodoviária terá mostras sobre Outubro Rosa e Novembro Azul Próximo

Rodoviária terá mostras sobre Outubro Rosa e Novembro Azul

Deixe seu comentário